Outono - Inverno 2021
Outono - Inverno 2021

Coleção Puro Modernismo

A coleção Outono Inverno 2020 Simone Salles – PURO MODERNISMO - tem inspiração num ícone do modernismo no Brasil - a Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Influenciados pelo Movimento Modernista que volta à tona, contagiando novas tendências do design no mundo, buscamos nos conectar com seus conceitos e expressões artísticas que revolucionam a arte e trazem um novo olhar, especialmente para moda.

O modernismo é uma escola de pensamento que surgiu na Europa no final do século XIX, fruto do questionamento dos valores e da forma de vida resultantes da industrialização. Chegou ao Brasil com a Semana de Arte Moderna de 1922, impactando o trabalho de diversos artistas na literatura, arquitetura e artes plásticas.

Seu fundamento era inovar; libertar-se de padrões estabelecidos, para criar uma nova maneira de perceber e conceber a arte. Além disso, valorizar a cultura local e os temas do cotidiano, explorando a funcionalidade dos objetos, a ausência de ornamentos e, principalmente, a simplicidade das formas. O desejo de estimular o padrão estético e a produção artística baseados na cultura nacional foi e, ainda é, uma das principais características do modernismo brasileiro.

Em perfeita harmonia com a identidade de sua marca, a designer Simone Salles desenvolve a coleção e suas linhas fazendo um recorte modernista, em sintonia com a obra dos artistas brasileiros que realizaram a Capela de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

As linhas da Coleção PURO MODERNISMO apresentam uma interpretação ousada das formas, cores e construções do arquiteto Oscar Niemeyer, do artista plástico Cândido Portinari e do paisagista Roberto Burle Marx.

Concreta

Assim como pede o modernismo, trabalhamos formas simples e materiais especiais, com acabamentos diferenciados. As parábolas interrompidas por traços lineares, o paralelismo estrutural e monocromia, resgatam a origem e a essência do design. Desenvolvemos nossa linha CONCRETA em geometria minimalista elaborada em acrílico e metais.

Figurativa

Explorando novas técnicas, desapegados de formalidades e valorizando a arte figurativa expressa em composição de mosaicos e cores primárias, trabalhamos nossa linha FIGURATIVA buscando materializar as imagens da obra em assimetrias, representação de pássaros e peixes, e no movimento causado pelo design.

Orgânica

Considerado o pai do paisagismo moderno, Burle Marx valorizava plantas nativas e seu habitat natural. Ele inspira nossa linha ORGÂNICA, com total liberdade de expressão artística. Assim como sua obra, procuramos valorizar o conceito de funcionalidade com estética orgânica, que nos remete a flores e folhagens.